Skip to main content

Conte-me 14- Como saber se o outro te vê apenas como projeção?

Conte-me 14- Como saber se o outro te vê apenas como projeção? 

Dizer que em nenhum momento nos projetamos no outro, ou o outro se projeta em nós, é utópico. Afinal, a partir do momento que criamos expectativas já estamos potencialmente nos projetando em um outra pessoa.
A projeção em si não é nociva, serve até mesmo para nos dar uma diretriz daquilo que queremos  (queremos aquilo que acreditamos nos faltar, por isso também é um estímulo ao próprio desenvolvimento).
O problema se dá quando estamos numa relação em que há anulação de quem somos, ou de quem é o outro, e caso o processo não seja interrompido, podemos alastrar este mesmo processo para outras relações. 
Mas como saber se estou sendo a projeção alheia? 
DIRETO AO PONTO
A resposta é simples, veja quem é você na relação, e se o outro relaciona-se com você como é, ou se tenta a todo momento te "transformar em algo que insisti ser você ".
Isso não quer dizer que o outro não possa fazer movimentos para te mostrar outro prisma, a questão é o respeito à sua escolha a recusar o prisma ofertado de determinada situação. Observe a invasão, ao invés da sugestão. 
E faça o mesmo movimento com você, se não há algo invasivo em você, se não se projeta demasiadamente no outro, vivemos num mundo atrativo, por isso o outro sempre ensina algo sobre mim.
Olhe a situação de forma mais ampla, e terá a amplitude de si mesmo!
Respeite seu processo,  seja carinhoso e compreensivo começando por você mesmo! 
Cada um em seu movimento e todos se movem. 

Contato para Atendimento Terapêutico, Thetahealing e Palestras :
autorlucasleonardo@gmail.com 

Comments

Popular posts from this blog

Relacionamento- O que há por trás das regras em um casal?

Relacionamento- O que há por trás das regras em um casal?  Cada casal define o padrão do relacionamento baseado em suas regras e ritos. Por vez, todo casal é baseado em dois indivíduos, que possuem suas regras e ritos monocráticos. Pois bem, muitos desejam novos pares, pois a relação não saiu como o esperado, e quando perguntados, a resposta permeia o mesmo pano de fundo- achei que teríamos sucesso, pois fizemos um "acordo". Acordo é uma regra (ou conjunto de regras) estabelecendo limites e prazeres, contudo, como delimitar um sentimento? Como regrar um sentimento?  Ele é energia pura, VIVA, não há acordo com a vida, há uma experiência junto a ela, é diferente. Não digo que ao iniciar uma relação, um diálogo franco sobre o que querem seja descartável, óbvio que não, mas acordo de limites sentimentais é regra nula em sua própria criação.  As regras auxiliam no processo de convivência, mas elas não fundamentam uma relação, e ao contrário de uma partida de jogo, em

Reprogramação 2- Parado no caminho de novo?

Reprogramação 2- Parado no caminho de novo? Aqui vai um depoimento pessoal. No meu caminho para identificar a origem de crenças, acabei localizando uma memória ainda no útero de minha mãe. Uma memória de rejeição.  Não era a mim que ela rejeitava, era uma gravidez, um estilo de vida, uma relação dela com a percepção de realidade que ela tinha naquele momento.  Esse processo dela gerou em mim um sentimento de rejeição, precisava sempre da permissão(opinião) de alguém para dar o próximo passo, e caso não tivesse, não seguia. Caso esta crença faça parte de seu sistema, não quer dizer obrigatoriamente que ela tenha sido gerada sob as mesmas circunstâncias, no entanto este foi não apenas um exemplo, mas um testemunho de como pode ser instalada uma crença conforme vivenciamos um sentimento. Para desinstalar essa programação de mim, foi necessário entender o processo pelo qual minha mãe passava, entender que naquele momento eu era apenas um arquétipo de suas próprias crenças. O pe

Tempestade num copo de água?

Tempestade num copo de água? Bert Hellinger, em constelação familiar sistêmica, acredita que quando vemos um movimento de extrema raiva, sem justificativa ou conexão com a situação em si, é porque estamos diante de um quadro de identificação. Sabe aquela história da tempestade num copo de água? Pois bem, a origem muitas vezes está dentro de uma dinâmica de identificação. Mas, afinal, identificação com quem? Sabendo que a constelação familiar trabalha dentro das leis do amor e sua natural hierarquia, a dinâmica da identificação ocorre dentro de um movimento que a princípio pode ser inconsciente do indivíduo que acredita ter a responsabilidade de honrar um membro familiar que o antecedeu, que veio antes dele dentro daquela sistêmica. A questão é que como essa raiva desgovernada, e a necessidade constante de mostrar sua "idoneidade" está direcionada no qual ela é irreal, há grandes chances de o indivíduo que causa a tempestade acabar gerando conflitos desnecessários